No Culturismo, os atletas devem treinar para desenvolver todos os grupos musculares, a fim de obter o máximo volume muscular, mas de forma equilibrada e harmoniosa, devendo os atletas ter o shape X.
Uma questão fundamental a ser avaliada é a linha, ou seja, a visão geral do físico, que deve ser construído de forma proporcional e simétrica. O nível de gordura corporal deve ser o mais baixo possível, assim como, a percentagem de água subcutânea, para poder demonstrar toda a qualidade dos músculos: densidade, separação e definição muscular.
Estas qualidades são exibidas nas rondas de avaliação do físico, quando todos os atletas concorrentes executam as poses obrigatórias, durante as comparações, em grupos de 3 a 5 atletas, conforme orientação dos juízes.
As poses obrigatórias são: duplo bíceps frente, expansão dorsal de frente, peito de lado, duplo bíceps de costas, expansão dorsal de costas, tríceps de lado e abdominais e pernas.
As poses obrigatórias são solicitadas.
COREOGRAFIA – Após terminar a Ronda 2, os atletas têm 60 segundo para realizarem uma rotina de poses livres, com música escolhida e trazida pelo o atleta.
Culturismo ( atletas separados pelo seu peso)
. Até 70 kg
. Até 75 kg;
.Até 80 kg;
.Até 85 kg;
.Até 90 kg;
.Até 95 kg;
.Até 100 kg;
.Acima de 100 kg. ( As categorias são formadas mediante os pesos dos atletas de forma a ser competitivas.)
Culturismo Júnior
Até 23 anos, feitos no ano da competição.
Culturismo Master
Idade superior a 40 anos, feitos no ano da competição: Open.
(A indumentária não corresponde a atual.)