Em 2012, o Men’s Physique foi oficialmente lançada como uma nova disciplina da IFBB.
Provou ser uma disciplina muito popular, então a IFBB aumentou o número de categorias de 2 (duas) para 6 (seis): 170 cm, 173 cm, 176 cm, 179 cm, 182 cm e mais de 182 cm. Os atletas executam de quartos de volta, usando calção (tipo surf; sem bolsos; sem logótipos em extrema evidencia devem cobrir toda a perna até o joelho; que não podem ser colados a perna / licra).
Destina-se a homens que praticam musculação, se mantêm em forma e seguem uma alimentação saudável e equilibrada, mas que preferem desenvolver um físico menos volumoso e condicionado, mas atlético e esteticamente agradável.
Os atletas exibem condição física, forma e simetria adequadas, devem apresentar um tronco em forma V combinadas com uma boa condição geral. Os atletas devem ter presença de palco e postura e sua personalidade e capacidade de se apresentar no palco com confiança devem ser visíveis.
Em 2016, a IFBB introduziu uma divisão o Muscular Men’s Physique , destinado a atletas com a massa muscular ligeiramente superior do que o aceite no Men’s Physique.